Como fazer Óleo de Coco

Fazer óleo de coco é muito fácil e simples, via de regra basta tirar o leite da massa da castanha e ferver, o óleo vai aparecendo. Para fazer o óleo ou azeite de coco, o fruto deve ser maduro, também pode ser seco, mas geralmente o coco seco se faz o óleo de coco comum e não o óleo de coco virgem. Quando o coco está verde, a castanha é mais fina, mole e com pouca gordura.

Quebrar o coco e retirar a castanha, deve ralar a massa bem fina ou então bater no liquidificador com um pouco de água quente, a película escura pode ser retirada antes.

Espremer a massa num pano até extrair o máximo do leite, se for necessário pode adicionar um pouco de água. Deixe esse leite descansar de um dia para o outro.

A massa branca tende a ficar na superfície. Descarte o soro. Coloque a massa branca em uma panela e leve ao fogo baixo, conforme vai fritando, o óleo vai se separando. Guarde-o num vidro de preferência escuro.

Em clima frio a gordura do coco solidifica-se e em clima quente se manterá liquida. De um coco é possível para extrair aproximadamente 15ml.