O que é Doença Celíaca

Quem tem intolerância ao glúten, enfermidade que recebe o nome de doença celíaca. O glúten a provoca reações que danificam o intestino delgado e levam a quadros de diarreia, perda de peso e náuseas constantes.

A doença celíaca é causada pela ingestão do glúten em indivíduos genéticamente predispostos. Existem fortes evidências de que os alelos HLA-DQ2 ou HLA-DQ8 são os responsáveis a doença. No entanto existem outros genes, não pertencentes ao sistema HLA, que podem determinar a doença mas que poderiam agir, teoricamente, de forma aditiva ou multiplicativa em conjunto com HLA.

Um estudo coordenado por cientistas australianos e publicado pela revista Science Translation Medicine em 21 de julho de 2010 anunciou a identificação de três peptídios que causam a intolerância ao glúten, o que pode facilitar o diagnóstico, prevenção e tratamento da doença. (Wikipedia)

Doença Celíaca intolerância ao glúten

Para quem tem intolerância ao glúten a agressão ao intestino delgado leva má absorção de vitaminas e minerais, prejudicando o funcionamento do organismo. É por esse motivo que todos os produtos alimentícios são obrigados por lei a informar se possuem ou não glúten na sua composição.

Há duas teorias vinculadas ao aparecimento da doença: deficiência enzimática e resposta imunológica.

Doença Celíaca deficiência enzimática

A deficiência enzimática se dá em indivíduos geneticamente predispostos apresentariam redução ou ausência da enzima peptidase, presente na mucosa intestinal e responsável por “quebrar” o glúten.

Doença Celíaca teoria imunológica

A teoria imunológica, que possui mais suporte científico. afirma que, ao entrar em contato com a substância, o celíaco desenvolve anticorpos que “atacam” a mucosa do intestino delgado.

Uma recente pesquisa do Centro de Doença Celíaca da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, ajudou a validar a hipótese que três peptídeos (moléculas que compõem os blocos da proteína) provocam a reação imunológica.

Fonte: Wikipedia, Revista Dieta Já