Yoga UnB Extensão

Título da extensão: Programa Atividade de Yoga na UnB. RESUSMO: A prática pedagógica que conduz a vivência integral do Ser, parte da Yoga como esteio fundamental, para atigir seus objetivos. O projeto é uma iniciativa do professor de yoga Jario Swami, juntamente com os demais membro da comunidade acadêmica, tendo como base a Yoga como da expansão das fronteiras civilizatórias, buscando melhorar a autoestima e a prática de atividades corporais saudáveis. Keywords: Yoga na universidade; Yoga na escola, Yoga comunitária.

  1. Justificativa

O Programa tem como público alvo a Comunidade em geral, e também tem cuidado especial os servidores da UnB, no intuito de proporcionar felicidade, paz e tranquilidade na execução de suas tarefas tanto na esfera administrativa como na esfera da docência. Se justifica por ser uma prática reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde e faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.

  1. Fudamentação Teórica

Segundo Silva (2013) a prática pedagógica que conduz a vivência integral do Ser, parte da Yoga como esteio fundamental, para atigir seus objetivos. O programa Yoga na UnB, se configura num cenário diverso que acontece em diversas universidades do mundo, confome Barros (2014) uma experiência integrativa e Promoção da Saúde, utilizando as técnicas corporais e respiratórias ministradas a grupos de docentes, funcionários e alunos.

O Projeto Yoga para comunidade frequentadora da Universidade de Brsília é uma atividade psicossomática como alvo na Qualidade de Vida de todas as pessoas que buscam a eficiência humana através do autodesenvolvimento socio-espiritual.

O projeto é uma iniciativa do professor de yoga Jario Swami, juntamente com os demais membro da comunidade acadêmica. A prática é reconhecida pelo SUS e pode representar opção complementar para melhoria na saúde física e mental (Brasil, 2017). O PNPIC 2017, diz que pelo nome é um dos recursos terapêuticos mais conhecidos, isto porque, as atividades práticas da yoga vão além dos exercícios físicos corporias, ele atuam na psiqué humana promovendo o equilíbrio emocional e mental.

As atividade de Yoga acontecem nas segundas-ferias, quartas-ferias e sextas-feiras no mesanino do prédio UED, nos horários de 12:40 até as 13:30 horas.

  1. Objetivos

Objetivos gerais

  • Divulgar a Yoga como da expansão das fronteiras civilizatórias;
  • Promover o acesso à prática sistemática do Yoga como ferramenta de Qualidade de Vida.

Objetivos específicos

  • Promover o equilíbrio emocional e espiritual para o enfrentamento das situações complexas do cotidiano;
  • Melhorar a autoestima e a prática de atividades corporais saudáveis;
  • Desenvolver à força de vontade, força do pensamento e o espírito altruísta;
  • Promover à autoconsciência, autoconhecimento e o desenvolvimento das faculdade mentais;
  1. Metodologia

Comporão as práticas as seguintes técnicas de Yoga, nível básico, Hatha Yoga e Raja Yoga no enfoque da Sarva Yoga, visando liberação do estresse e tensões, liberação emocional e atuação sobre distúrbios psicossomáticos.

Os exercícios compõem de diversas técnicas de respiração, técnicas de autoindução, práticas de visualização, técnicas de concentração e diversas técnicas de relaxamentos.

000 Relação Ensino/Extensão

  1. Informações Relevantes

Os encontros totalizam uma carga horária no mínimo de 72 horas, ministradas na modalidade presencial, durante o semestre letivo obedecendo a agenda do calendário acadêmcio. Sem limitação de vagas devido à prática em aberto nos espaços coletivos da faculdade.

Prática de 3 aulas semanais com duração máxima de uma hora cada; Contabilizando a Carga Horária total entre teoria e prática de 72 semestrais horas.

  1. Conteúdo programático

Todos os dias, a prática de yoga, contempla: Atividades de meditação, atividades de respiração yogi, Ginástica Ocular ou Yoga para visão, atividade de alongamento, Yoga hormonal e psicossomárica e atividades de relaxamento.

  1. Referências