Estilos de Bonsai

O estilo floresta se parece muito com o estilo multi-tronco, mas a diferença é que ele é composto de várias árvores em vez de uma árvore com vários troncos. As árvores mais desenvolvidas são plantadas no meio de um vaso grande e raso.

O estilo vassoura é adequado para árvores de folhas caducas com ramificação fina extensa.

O estilo ereto formal é uma forma muito comum de Bonsai. Este estilo frequentemente ocorre na natureza, especialmente quando a árvore é exposta a grande quantidade de luz e não enfrenta o problema de árvores concorrentes.

Bonsai, o estilo inclinado deverá se desenvolver em um ângulo de cerca de 60 a 80 graus em relação ao solo. As raízes são bem desenvolvidas de um lado, para manter a árvore de pé.

O estilo ereto informal é comum tanto na natureza quanto na arte do Bonsai. O tronco cresce na vertical mais ou menos na forma de uma letra 'S' e em cada curva ocorre ramificação.

O estilo semi-cascata, assim como o estilo cascata, é encontrado na natureza em penhascos e nas margens de rios e lagos. O tronco cresce na vertical por uma distância pequena e depois se curva para baixo/lateralmente.

O Bonsai tipo cascata são plantados em vasos altos. A árvore deve crescer na vertical para cima por um trecho pequeno, mas, em seguida, dobrar-se para baixo.

O estilo varrido pelo vento também é um bom exemplo de árvores que devem lutar para sobreviver. Os galhos, bem como o tronco, crescem para um lado como se o vento estivesse soprando a árvore constantemente na mesma direção.