Dieta Atkins

A Dieta Atkins ao contrário das outras dietas, ela permite que você coma grandes quantidades de carne, ovos, queijo, manteiga e até mesmo bacon, tudo o que seria considerado prejudicial em outros regimes alimentares.

[]1Popularmente chamada da dieta que proíbe o consumo de qualquer carboidrato e permite o consumo a vontade de gorduras e proteínas. A dieta leva esse nome por ter sido desenvolvida pelo cardiologista norte-americano Roberto Atkins.

Via de regra a dieta indica que a pessoa deve parar de comer carboidratos emagrece, porque o corpo, em vez de usar a glicose dos carboidratos para obter energia, passa a usar e queimar a gordura. Em condições normais, o organismo quebra os carboidratos, que se transformam em moléculas de glicose. Eles são a principal fonte de energia para o corpo e para o cérebro.

Wikipedia Dieta Atkins

A dieta consiste basicamente de reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos da alimentação, o que consiste em tirar 98% da ingestão de calorias diárias de proteínas e gorduras animais. Ao iniciar a dieta, ocorre, segundo Atkins, um processo de modificação no metabolismo do corpo que começa a usar a gordura corporal como energia ao invés de carboidratos. Nesse processo, também conhecido como cetose, o corpo é induzido a não sentir fome, já que não há limite para o consumo de calorias. Akins recomenda que se coma até se sentir suficientemente satisfeito mas sem se sentir “empanzinado”. Isso permite o controle da compulsão alimentar além de induzir o emagrecimento (wikipedia)

Mídia e Dieta Atkins

Obviamente existe muita controvérsia sobre essa dieta. A dieta Atkins, agora conhecida como the Atkins Nutritional Approach&trade (Abordagem Nutricional Atkins), é um assunto freqüente na mídia.

Contudo as pessoas que fazem dieta ficam estimuladas com os resultados dessa dieta pouco comum, a comunidade médica está bem dividida sobre quão saudável uma dieta como esta pode ser para uma pessoa, especialmente a longo prazo.