TauDEM Terrain Analysis Using Digital Elevation Models

TauDEM Terrain Analysis Using Digital Elevation Models. O TauDEM (Terrain Analysis Using Digital Elevation Models) é um conjunto de ferramentas para construção de análises hidrológicas com base no Modelo Digital de Elevação (MDE). Serve para delimitação de Bacias Hidrográficas, pode ser usado no QGIS esse é o TauDEMLer mais…


Curso R Lang

Coloquei um curso de Linguagem R completo no canal. Baixe os vídeos com o programa youtube-dl e assista no seu computador, ou assista no canal se preferir.

https://www.youtube.com/channel/UCUmkJFZxbLKu97rCYoD41PA

3 programas de Física para instalar no Computador

COMPHEP

CompHEP é um pacote de software para cálculos automáticos em Física para eventos de colisão de partículas.

http://comphep.sinp.msu.ru/

ELMER

É um software de simulação multifísica desenvolvido principalmente pela CSC – IT Center for Science (CSC). Foi iniciado em 1995 na colaboração com universidades finlandesas, institutos de pesquisa e indústria. Depois é publicação de código aberto em 2005, o uso e desenvolvimento de Elmer tornou-se internacional.

https://www.csc.fi/web/elmer

STEP

É um simulador de física interativa. Funciona assim: você coloca alguns corpos em cena, adiciona algumas força como a gravidade ou molas, em seguida, clique em “Simular” e passo mostra como sua cena irá evoluir de acordo com as leis da física. Com o Step você não só pode aprender mas também sentir como funciona a Física!

https://edu.kde.org/step/

15 programas essenciais que não podem faltar

Aqui apresento 15 programas que não pode faltar no seu computador. A maioria deles é open source e gratuitos. Após instalar o Windows ou Linux na sua máquina instale cada um deles para não fazer falta depois.Ler mais…


15 programas essenciais que não podem faltar

Aqui apresento 15 programas que não pode faltar no seu computador. A maioria deles é open source e gratuitos. Após instalar o Windows ou Linux na sua máquina instale cada um deles para não fazer falta depois.Ler mais…


Terra Incognita Como Baixar Mapas de Satélites GoogleMaps

Como obter imagens de satélite de alta resolução no Google maps, para interpretação ou para digitalização vetorial usando o software livre Terra Incognita.

Terra Incognita, click segunda guia (Map Source) e selecione na lista suspensa com todos os provedores disponíveis. Selecione Map source => maps.google.com => Google satellite map

No menu File, selecione Configurações e escolha o tipo de mapa vetorial que deseja, click na caixa de seleção Units Lat/Lon, para salvar a imagem na coordenada WGS 1984 Sistema (EPSG 4326).

Selecione a área desejada no menu Selection, selecione a opção de seleção Retângulo, e desenhe onde deseja o mapa. Desmarcar a opção Seleção Retângulo da lista suspensa Seleção, para que o mouse volte automaticamente ao modo de navegação. Escolha o zoom desejado (exemplo 20 m). Por fim no menu Arquivo escolha Salvar mapa.

Download Terra Incognita

https://sourceforge.net/projects/terraincognita2/

NEO Earth Observations

NEO Earth Observations (NASA). Aqui você pode navegar e baixar imagens e dados dos satélite da constelação do Sistema de Observação Terrestre da NASA.

Mais de 50 conjuntos de dados globais diferentes são representados diariamente, semanalmente e mensalmente, e as imagens estão disponíveis em vários formatos, incluindo JPEG, PNG, Google Earth e GeoTIFF.

https://neo.sci.gsfc.nasa.gov/

UNEP Environmental Data Explorer

UNEP Environmental Data Explorer. O Environmental Data Explorer é a fonte autorizada de conjuntos de dados utilizados pelo UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e seus parceiros no relatório do Global Environment Outlook (GEO) e outras avaliações ambientais integradas.

Sua base de dados online contém mais de 500 variáveis diferentes, como estatísticas nacionais, sub-regionais, regionais e globais ou como conjuntos de dados geoespaciais (mapas), abrangendo temas como Água Doce, População, Florestas, Emissões, Clima, Desastres, Saúde e PIB.

http://geodata.grid.unep.ch/

SimpleGeo Public Spaces sig geoprocessamento

SimpleGeo Public Spaces. Se você quiser colocar suas mãos em mais de 21 MILHÕES de pontos de interesse que cobrem 63 países, a SimpleGeo entrega os seus dados configurados para você em um único arquivo.

O arquivo tem de cerca de 2 GB no formato .ZIP e são disponibilizados sob a licença CC0, esses dados se tornam seus - grátis e claro - para fazer o que quiser.

https://archive.org/details/2011-08-SimpleGeo-CC0-Public-Spaces

Sentinel Satellite Data

Sentinel Satellite Data. O satélite Sentinel da Agência Espacial Européia é no momento o possuidor da maior resolução espacial disponível para o público gratuitamente. Uma cena após a outra, os dados foram lançados em uma interface de usuário chamada Sentinels Scientific Data Hub.

Esta versão do Sistema de Hub de Dados suporta a disseminação do acesso de dados do ESA Copernicus Sentinels. Ele fornece uma interface de usuário gráfica básica para permitir o acesso e o download de dados interativos e uma poderosa Interface de Programação de Aplicativos, que permite aos usuários acessar os dados através de seus próprios programas de computador, scripts ou aplicativos.

https://scihub.copernicus.eu/dhus/#/home

OpenStreetMapData

OpenStreetMapData. O projeto OpenStreetMap coleta uma incrível quantidade de dados geográficos e torna disponível para o mundo gratuitamente. Mas os dados brutos do OpenStreetMap são difíceis de usar. No site da OpenStreetMapData você encontrará alguns desses dados pré-processados e formatados para facilitar o uso.

O pré-processamento inclui a remoção ou reparação de dados errados e a montagem de diferentes partes dos dados em um todo utilizável. Os dados são formatados em Shapefiles para fácil utilização nas aplicações SIG usuais.

Este site oferece muitos conjuntos de dados na escala mundial pronto para download, como polígonos terrestres, polígonos de água, litorais, dados do corpo de água e mais

Para fazer o download gratuito dos dados clique aqui! http://openstreetmapdata.com/data

Open Topography

Open Topography. A OpenTopography facilita o acesso da comunidade a dados de topografia, topografia e ferramentas de alta resolução, bem como ferramentas e recursos relacionados.

Os conjuntos de dados hospedados pela OpenTopography estão disponíveis em formato de nuvem de pontos (LiDAR) para download e processamento (por exemplo, criação de MDEs personalizados).

Além disso, produtos de dados derivados, como quadros e sobreposições de imagem do Google Earth, também estão disponíveis.

http://www.opentopography.org/

Natural Earth Data

Natural Earth Data. O Natural Earth Data é um conjunto de dados de domínio público oferecido nas escalas 1: 10m, 1: 50m e 1: 110 milhões. Com dados vetoriais e raster bem integrados, com os dados do Natural Earth Data você pode criar uma variedade de mapas visualmente bem elaborados e agradáveis com softwares SIG.

O Natural Earth Data foi construído através de uma colaboração de muitos voluntários e é apoiada pela NACIS (Sociedade Norte-Americana de Sociedade Cartográfica) e é gratuito para uso em qualquer tipo de projeto. Os temas de dados estão disponíveis em três níveis de detalhe. Para cada escala, os temas são listados nas páginas de categorias Culturais, Físicas e Raster.

http://www.naturalearthdata.com/

Global Map

Global Map. O Global Map, produzido pelo Comitê Diretivo Internacional sobre o Mapeamento Global, é um conjunto de camadas SIG consistentes que cobrem o globo inteiro em uma resolução de 1 km, incluindo:

transporte, elevação, drenagem, vegetação, limites administrativos, 
cobertura terrestre, uso do solo e centros populacionais.

https://globalmaps.github.io/

FAO GeoNetwork GIS Geoprocessamento

FAO GeoNetwork. O FAO GeoNetwork fornece acesso à mapas interativos, imagens de satélite e bases de dados espaciais mantidos pela FAO e seus parceiros. O objetivo é melhorar o acesso e o uso integrado de dados e informações espaciais.

Os mapas, incluindo os derivados de imagens de satélite, são ferramentas comunicacionais efetivas e desempenham um papel importante no trabalho de vários tipos de usuários: tomadores de decisão, especialistas em SIG e analistas espaciais.

http://www.fao.org/geonetwork/