Dhanurasana Postura do Arco

Postura do Arco é um asana que todo aluno iniciante gosta de praticar devido seus efeitos excitantes após a execução. A eurofia é comum em todos praticantes devido a alteração na pressão sanguínea, aceleração cardiáca e respiração ofegante. O asana quando praticado corretamente atua principalmente sobre o sistema nervoso simpático, sendo classificado como um asana postivo, tonificante etc, sua antítese é a Postura do Camelo (Ushtrasana) que é negativo e sedante, que atua principalmente sobre o sistema nervoso parasimpático ou sistema nervoso autônomo.

Dhanurasana é um asana que atua diretamente sobre o sistema endócrino, ajudando no equílibrio do metabolismo, conferindo aos praticantes harmonia e escultura corporal. Reduz o abdomen, fortalece os músculos anteriores das pernas e braços, age fortalecendo os músculos do abdomen e glúteos.

Apesar de não ser um asana essencial para desenvolvimento da consciência psíquica, é fundamental para a consciência corporal, e quando usado com outros asanas, ajuda eficientemente no despertar das energias do chakra cardíaco, dos nadis principais situados na garganta, raíz da língua, lábio inferior etc. Colaborando na qualidade e intensificanção do fluxo energético durante o samadhi.

Pratique dhanurasana com pulmões cheios sempre excedendo à capacidade respiratória. Ao esvaziar volta para a posição de relaxamento em decúbito dorsal.