Energia Kundalini

Kundalini é uma energia que se manifesta coluna vertebral, mais que tudo é uma experiência interna, perceptível aos sentido como sensações dialéticas de expansão e contração, frio e calor, seco e úmido simultaneamente. Conforme a experiência ela provém do coccix ou do cocoruto (alto da cabeça) conforme a natureza da experiência.

Kundalini Yoga

Por meio de exercícios de respiração da yoga, a pessoa em seu tempo, experimenta a sensação da kundalini subir no canal medular da coluna vertebral, um fio que sobe do coccix ao cérebro finalizando na raíz do nariz. Os exercícios de postura de yoga, quando executado com finalidade específica, desenvolve a Kundalini paulatinamente. Inicialmente, o praticante experimenta sensações diversas tanto na prática como no cotidiano. Além dos exercícios durante a prática de yoga, a pessoa deve fazer um trabalho interno no sentido de potencializar a experiência dialética da Kundalini.

Kundalini nas tradições e religiões

O símbolo do caduceu é considerado como uma antiga representação simbólica da Kundalini. São duas serpentes se enroscando subindo um cetro, tendo ao topo uma bola com duas asas simbolizado a experiência da expansão da consciência, o "voo da alma" no mundo astral. Diversas escolas iniciáticas, esotéricas e espirituais, usando métodos variados para despertar a Kundalini, em forma de "fogo da consciência", as leituras judáicas são um exemplo de aplicação, a oração sufi também, os mantras tailandeses, entre as mais diversificadas estilos das seitas e religiões pelo mundo.

Significado da palavra Kundalini

O termo Kundalini na acepção da palavra, é de origem sânscrito, que significa, enrolado ou serpente. Contudo a Kundalini está presente em outros idiomas com outros nomes, como caduceu, sarça ardente, serpente astral etc.

hits yandex